comemoração do nascimento de BP no Louriçal
Comemoração do nascimento de Baden Powell no Louriçal
Os escuteiros do concelho de Pombal dos agrupamentos de Albergaria dos Doze, Carnide, Carriço, Louriçal, Mata Mourisca, Pombal e São Simão, comemoraram o nascimento do fundador do escutismo no passado dia 25 de Fevereiro no Louriçal.
O encontro escutista teve início às 9 horas da manhã, com a concentração geral no Largo Luís de Menezes, contando com a presença de 350 escuteiros e 20 pais de escuteiros pertencentes ao agrupamento 1244 Louriçal. Após a concentração houve uma breve reflexão na igreja do convento sobre o escutismo e as energias sustentáveis (tema de fundo para esta actividade). A celebração foi presidida pelo Pde. Virgílio Miranda, nosso assistente.
Seguidamente os caminheiros deslocaram-se a duas habitações, com a finalidade de pintar duas casas, tornando-as mais bonitas, seguindo o lema de BP “deixa o mundo melhor do que o encontraste”. Os lobitos, exploradores e pioneiros, ficaram pela vila realizando um jogo de vila com visita aos monumentos no qual realizaram um jogo relacionado com as energias renováveis. Visitaram ainda, um moinho de água e puderam observar as cegonhas pelos telescópios disponíveis. As crianças/jovens realizaram jogos e perguntas sobre a nossa vila, ficando a conhecer um pouco mais o património histórico do Louriçal. Tiveram oportunidade de uma visita guiada (pela Madre Fátima) ao museu do convento, o jogo terminava com a subida no balão de ar quente, que para os jovens escuteiros foi uma experiência única e certamente inesquecível.
Após o jogo de vila, os escuteiros deslocaram-se até ao parque de merendas da Fonte da Pedra, onde foi servido o almoço. Durante a tarde realizou-se o fogo conselho com a apresentação das peças teatrais por agrupamento, com a actuação do grupo das traças que com a sua boa disposição e criatividade encantaram a assistência. O dia terminou com o discurso do chefe de agrupamento João Cordeiro, que realçou a importância de lutarmos pela sustentabilidade do nosso planeta, dos pequenos gestos que diariamente pudemos fazer para tornar este mundo sustentável. Discurso este seguido pelo do Chefe regional (Pedro Monteiro) e pelo Presidente da Junta de Freguesia José Neves. Estiveram ainda presentes o Presidente da Câmara Municipal de Pombal (Engº. Narciso Mota) e o Vereador da juventude (Dr. Fernando Parreira)
Esta iniciativa contou com o patrocínio da Camara Municipal de Pombal, Junta de Freguesia, e algumas empresas nomeadamente Bioeste, CA, Silimpa limpezas industriais e Visualdente que custearam o balão de ar quente, que este presente neste evento e no qual os escuteiros puderam subir para ver o horizonte. Este evento teve a cobertura fotográfica da Virtual Foto, onde poderá visualizar as fotos deste dia fantástico.
Porquê o tema Baden Powell - Energia sustentável?
O tema escolhido para comemorar o dia de BP será “ Baden Powell - Energia sustentável” , dado que o ano 2012 foi declarado pela ONU “o ano internacional de energia sustentável para todos”. Assim, aproveitamos a oportunidade para chamar a atenção de todos para esta questão, que também a todos nós nos diz respeito. A energia de BP ajuda-nos a todos a ser sustentáveis a todos os níveis, precisamos da sustentabilidade de Deus, da sociedade, da família, do emprego, precisamos que cada escuteiro seja sustentável ao nível do desenvolvimento do carácter, desenvolvimento afectivo, desenvolvimento espiritual, desenvolvimento físico, desenvolvimento intelectual e desenvolvimento social. Precisamos também que a preocupação ambiental seja cada vez, uma preocupação de toda a humanidade, porque essa já está bem enraizada na vida do escuteiro.
Anualmente, o tema é sempre diferente? O tema é sempre diferente, mas tem sempre como ponto de partida Baden Powell pois comemoramos o seu nascimento a 22 de Fevereiro.
Porque é que as comemorações decorreram no Louriçal este ano? Foi a primeira vez?
É a 2.ª vez que as comemorações do nascimento de BP decorreram no Louriçal, este evento teve início há 9 anos, com o Agrupamento de Pombal a dar o pontapé de saída. Depois foi a vez do Louriçal e correu os restantes agrupamentos do nosso concelho, o ano passado foi novamente em Pombal e este ano foi a nossa vez de realizar este evento.
Qual considera ser a importância de se juntarem neste dia e fazerem este tipo de actividades em conjunto?
É muito importante realizarmos estes encontros concelhios de agrupamento de escuteiros, pois temos a oportunidade de dar a conhecer a nossa freguesia, e de conhecermos as outras realidades locais dos vários agrupamentos do nosso concelho. Também é uma oportunidade única de nos conhecermos melhor, estreitarmos laços de amizade e de desenvolvermos competências socias, pessoais, físicas e espirituais. É uma oportunidade para partilhar vivências escutistas.
Sempre alerta para servir.
Agrupamento 1244